A Arca do teu coração.

    jesus no coração

      Jesus ao entrar em Jerusalém , logo no início do ministério e por ocasião da páscoa dos judeus , o então desconhecido pregador e  carpinteiro de Nazaré faz algo que chama a atenção dos religiosos.A passagem conhecida como a purificação do Templo. "E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas ;E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.João 2:13-16" 

                              O templo era o lugar de adoração, para os judeus que criam no único e verdadeiro Deus.Dentro do templo estava a arca da aliança e os utensílios do templo que eram peças únicas no mundo inteiro, pois tudo que tinha ali dentro fora feito por Moisés, segundo um modelo que  vira no céu, revelado pelo Senhor. "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.Também  farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.Êxodo 25:8-10" 

                               principal objetivo do templo segundo Deus mesmo falou para Moisés era ser um santuário para Deus habitar nele.O  Deus eterno tinha desejo de habitar entre o povo, o criador queria um lugar para se encontrar com a criatura, isto trata de comunhão."E me farão um santuário, e habitarei no meio deles" O Senhor tem eterno desejo de habitar em meio a seus filhos. 

                             Dentro do templo a arca era de madeira revestida de ouro. "Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;Êxodo 37:1-2" 

                               O enquanto  o templo não estava pronto e a arca ficava dentro do tabernáculo, este  cercado por uma grossa cortina de linho, que envolvia o pátio e o átrio do tabernáculo, a composição esta cortina estava descrita no antigo testamento e deveria ser constituído de um material especial. " Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.Êxodo 38:15-16" 

                              O tabernáculo não era uma tenda comum entre as muitas tendas que tinham no arraial de Israel, pois o linho fino fazia distinção, das demais tendas que podiam ser feitas de qualquer tipo de tecido.O Tabernáculo ou a tenda do encontro onde Deus se encontrava com seu povo estava "vestida" de linho, tinha uma roupagem especial com significado especial, da cortina para dentro era solo sagrado era templo de Deus , da cortina para fora era lugar comum.Todas as outras tendas eram simples .Simbolicamente as vestes de linho do tabernáculo separavam o santo do comum, separavam o pecado que estava no arraial do lugar santo. Dentro do linho santidade, fora do linho  imperfeição humana. O lugar onde Deus se manifesta é santo. "Toda vez que Arão entrar no lugar santo, levará os nomes dos filhos de Israel sobre o seu coração no peitoral de decisões, como memorial permanente perante o Senhor. Ex . 28,29"                           

                              Deus deixou para seu povo um código legal cujo ápice constituía duas tábuas de pedra onde o próprio dedo de Deus havia escrito as diretrizes pelas quais todo o povo deve  viver. O lugar mais sagrado na terra era o templo, ou a tenda da congregação, dentro do templo tinha um lugar santíssimo, e no lugar santíssimo ficava a arca da aliança , a saber de todos os utensílios do templo, é o mais santo.Dentro da arca Deus colocou as tábuas da sua lei, a expressão máxima da  sua vontade, o texto áureo de seu código, que ele mesmo escreveu com suas próprias mãos."Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito. 1 Reis 8:9" 

                             No coração do templo, no lugar santíssimo está a arca da aliança, e dentro da arca as leis do senhor escritas em tábuas de pedra. 

                              Quando Jesus entrou no templo em Israel era próximo  o dia da páscoa, isto não está registrado de forma descompromissada mas sim para dizer  que este era o principal dia de adoração no ano."E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.E achou no templo os que vendiam bois João 2:13-14" 

                              Todos os judeus devotos vinham para adorar no templo, e a população de Jerusalém nesta data aumentava e muito pois esta era a principal festa da cultura judaica, as pessoas vinham literalmente de todo o mundo. "E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém" 

                               Era um mandamento do Senhor que todos comemorassem a páscoa junto ao templo. "E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.Êxodo 12:14" 

                             Com certeza esta era a época mais rentável para quem comerciava no templo pois muita  venda de animais para o sacrifício acontecia em Jerusalém por ocasião da páscoa, e o fato de ter muitas mesas de cambistas nos fala de muitas moedas diferentes que os viajantes traziam para comprar animais."E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Mateus 21:12" 

                             O templo tinha se tornado um centro comercial e não um centro de adoração, a casa do pai tinha perdido o real  sentido de existir, havia tanta corrupção no templo que Jesus  compara o casa do pai com uma caverna onde ladrões se escondiam para repartir despojos do roubo, e para tramar assaltos, pois um covil é um ninho de animais selvagem e traiçoeiros. "E disse Jesus: As raposas têm covis,Mateus 8:20" 

                               Porém eu quero dizer algo que o Espírito Santo tem colocado em meu coração, para os dias de hoje. 

                               E nosso corpo é templo, como bem nos assevera o apóstolo Paulo."Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16" 

                               Nosso corpo é um tabernáculo, e sobre isto o apóstolo Pedro nos diz que quando estava próximo a sua morte ele diz que estava chegando o tempo deixar este tabernáculo (corpo). "Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.2 Pedro 1:14-15" 

                              Assim como a arca da aliança e o templo faram feitos conforme uma réplica celestial , pois não havia nada na terra que se comparava ao templo, que tinha um modelo que Moisés viu no céu, assim somos nós tabernáculos únicos no mundo feitos réplicas de um celestial. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e ...E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:26-28"  

                               Quando o homem foi criado ele foi feito único na Terra pois não havia nada na terra que pusesse ser comparado , mas tinha um modelo  celestial."Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança". Nós somos únicos , somos feitos para morada do Pai. 

                               Assim como o antigo tabernáculo era "vestido" de linho fino significando a pureza, nós como crentes devemos assim nos vestir, com o linho fino e branco da santidade."E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Apocalipse 19:8" o tabernáculo era santo e cercado de santidade que é representado pelo linho e assim nós hoje tabernáculo do senhor devemos nos vestir de santidade. "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; Apocalipse 3:18" 

                               Devemos estar  separados do mundo e do pecado, ainda que andamos no meio do arraial, nossa característica é única. 

                                Se somos o templo, no nosso interior temos uma arca na qual  Deus coloca as suas leis escritas em tábuas. Bem sei que a parte mais interior do nosso templo é o nosso coração, é a parte mais bem guardada e protegida como no templo. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.Provérbios 4:23" 

 

                                Hoje o templo, e o tabernáculo não existem mais e Deus não permitiu que ninguém encontrasse a  arca da aliança e nem as tábuas da lei, pois o tabernáculo e o templo faram mudados e em o Novo Testamento temos uma clara referência ao tabernáculo e o templo como sendo o corpo de cada crente, e o lugar santíssimo é o nosso coração. Tanto que "átrio" é palavra usada para descrever o coração do homem na ciência, e na bíblia para descrever o local da arca. 

                                   O apóstolo Paulo revela que temos tábuas em nosso coração que servem para serem escritas. " e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:3" 

                                Deus prometeu trocar a pedra pela carne para escrever as suas leis. "E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Ezequiel 11:19" 

                                Dentro de nosso coração Deus então coloca a sua lei escrita em tábuas como disse a seu servo Jeremias. "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33" 

                               

                                Deixamos de forma clara e incontestável que o corpo de cada crente é tabernáculo e templo, vamos ver como ocorre a purificação do nosso templo e que  ás vezes se faz necessário que Jesus faça um chicote e venha sobre a nossa vida promover uma verdadeira purificação, razão pela qual muitos crentes sofrem pois assim como Jesus nos seus dias expulsou os vendedores e cambistas do templo, hoje ele faz na vida de todo crente que se coloca na posição de templo.Deus ainda usa açoite para purificar o templo do Espírito Santo. "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?Hebreus 12:5-7" 

                              É verdade que Deus encontra dificuldade de habitar em alguns templos e por isto ele nos purifica para que passamos estar dignos de ser morada de Deus. 

                          Somos também réplica celestial, abrigamos em nosso interior as tábuas da lei, e também sobre a presença de Deus desce sobre nós como desceu no templo em Jerusalém, quando Salomão inaugurou o templo houve uma presença de Deus tão forte que todo o povo que estava em volta da tenda reconheceu o poder do Senhor. Deus se manifestou  em fogo e glória. "E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.2 Crônicas 7:3" 

 

                                  Quando Deus inaugurou o templo de nossos corpos foi da mesma forma , pois Deus se manifestou com fogo e glória, e todo o templo foi cheio da presença do Senhor e todo o povo reconheceu a presença do dono do Templo. "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.Atos dos Apóstolos 2:2-5" 

                                 Para que o senhor habite verdadeiramente em nossas vidas nós devemos permitir que ele expulse os cambistas, e tudo que nos impede de ser cheios da presença do mestre.Ainda hoje em nosso templo temos que expulsar os cambistas que amam o dinheiro. Não podemos servir a Deus se permitirmos que o amor ao dinheiro domine nossa vida "Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Lucas 16:13" 

                             Não condeno o dinheiro pois também preciso dele para viver , mas como a Bíblia ensina , devemos evitar o amor ao dinheiro, e amar a Deus sobre todas as coisas, conforme já está escrito em nossos corações. "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições.1 Timóteo 6:10 

                          O amor ao dinheiro faz com que o templo perca seu real sentido, como casa de Deus pois se nos envolvermos em apenas ficar rico , corremos o risco de ficar vazios de Deus e permitir que os cambistas (satanás),faça morada em nosso coração. 

                           Não vamos usar o nosso corpo, não para fazer dinheiro somente, pois muitas vezes gastando nossa vida nossa saúde nossa juventude apenas para adquirir bens, mas vamos usar nosso templo para adoração , não vamos perder o foco Deus ainda quer habitar em nós. "Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada neleJo. 14,23 " 

                           Assim vemos que Deus ainda hoje quer habitar no meio de seu povo ,o Senhor procura um tabernáculo em que possa habitar na terra um arca em que possa colocar a sua lei ,Jesus procura um coração sincero.Cada crente tem que se revestir do linho da santidade do Pai. " No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância. Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Lugar Santíssimo enquanto permanecia o primeiro tabernáculo. Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa. Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem. Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Lugar Santíssimo, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Hebreu 9, 7-12" 

                     Jesus é o Sumo Sacerdote, ele quer entrar hoje no átrio do teu coração, oferecendo o seu próprio sangue, em oferta pelo meu e teu pecado, para fazer uma redenção eterna em um templo não feito por mãos humanas. Hoje Jesus pode perdoar todos os teus pecados e te fazem um novo templo, e se vierem lutas é para que permanecemos limpos diante dele. 

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.                                                                                                            Pb Nelson Quadros 03/2014