O Jovem Rico (Amor de Deus)

                                        jovem rico jesus

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:16-22" 

 

      Um certo jovem , o qual não sabemos o nome se aproximou de Jesus para perguntar o que se deve fazer para obter a vida eterna. 

     Sozinho se aproximou posso crer que por ser jovem tinha amigos e principalmente por ser rico, tinha uma vida social movimentada, dentro de uma cultura, tinha um padrão comportamental aceito.Mas compareceu sozinho diante do mestre. 

    O caráter da salvação é individual, cada um de nós comparecerá sozinho diante do Senhor.Na alegria temos sempre amigos, nas festas nos prazeres passageiros,  mas como Nicodemos, a samaritana, a adúltera ,este jovem  compareceu diante de Jesus sozinho. Nesta vida e no juízo estaremos em um momento em que amigos não poderão nos ajudar, a família não pode interferir, a busca pela salvação da sua alma eterna é uma jornada íntima e pessoal. "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.  De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.Romanos 14:11,12" 

    Ele elogia Jesus o chamando de bom mestre, pois estava acostumados com mestres fariseus, que gostavam de ser vistos  e elogiados nas praças e nas ruas, o jovem julgou que este seria mais um mestre judeus comum,   que gostava de ser elogiado, porém  foi repreendido como também o Senhor  Jesus já havia repreendido as atitudes dos fariseus. "E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Mateus 23:6,7" Os rabinos gostavam ser bajulados e elogiados.  

     Jesus começa ensinando ao jovem que só Deus merece louvor, a ele toda a honra a ele toda a glória a ele todo o louvor ao homem nada, a palavra já advertia não há um justo sequer. "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.Romanos 3:10". Jesus não buscava adulação nem a glória dos homens. "Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.João 5:41,42" 

     A preocupação com a sua salvação, saber que falta algo em sua vida, este jovem sabia que riqueza e juventude não é tudo. Este jovem era rico ou seja tinha duas qualidades que todos nós gostaríamos de ter, riqueza e juventude. 

      A juventude é uma fase bela da vida não há cansaço não há enfermidades, existe autoconfiança, um falso sentimento de se poder e conhecer tudo , sensação de se conhecer tudo e de que os velhos estão ultrapassados. A própria bíblia Sagrada exalta a juventude. "A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. Provérbios 20:29" 

      

     Ele era rico, tinha bens, não sentia falta de nada, não passava fome ou frio , frequentava lugares de elevado nível com outros jovens , rico e belo , mas algo ainda estava faltando, algo ainda  incomodava por dentro , algo o impelia a levar uma vida reta . Ela por isso guardava a lei ritualística do antigo testamento, e tudo que lhe diziam ele fazia. Ele guardava  a lei procurava fazer o que todos faziam como o correto, ele aprendeu assim. "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;Deuteronômio 6:6" 

      " Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" Havia auto confiança , havia segurança no seu proceder, a pergunta do jovem foi ousada ele cria que seria elogiado por Cristo. Moisés havia deixado uma série de preceitos que  todos que obedeciam alcançavam a vida eterna. "Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Romanos 10:5" 

 

     A salvação não pode ser alcançada cumprindo um conjunto de normas , apenas  por cumprir para se sentir justo e bem diante de Deus. "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Romanos 3:19,20" 

     Apesar de tudo que fazia aquele jovem ainda não havia entrado na vida como lhe foi dito, pois vida é comunhão com Deus, e morte é estar separado de Jesus. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida.João 5:39,40" 

     O jovem guardava a lei porque sabia que nela tinha a vida eterna, nas  não estava entendendo que tudo que ele aprendeu apontava para Cristo. Como Paulo ensina  a lei era sombra de Cristo." Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." O jovem estava morto e Jesus queria que ele ouvisse a sua voz para receber a vida. "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. João 5:25" 

     Ele seguia a lei judaica, se aproximou de Jesus em tese mais um mestre comum para receber elogio pelo seu proceder correto e aceito socialmente. Os fariseus não tinham compromisso coma as vidas era amor fingido. Jesus amou o jovem antes de lhe dizer uma dura palavra. 

     O  grande amor de Deus , que estava no coração de jesus , ele amou o jovem , mas diferente de todos os outros, um amor bíblico que se importa com o outro, que está  procurando o bem estar do outro , Jesus estava preocupado com a salvação daquele jovem, não houve soberba ."O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.1 Coríntios 13:4" 

     Só quem ama pode dar as notícias difíceis, pois está preocupado com a vida do outro. Jesus com seu amor e sabendo que ia deixar o jovem triste falou não o que ele queria ouvir mas sim o que ele precisava ouvir.Os farizeus com seu amor fingido davam e recebiam elogios, não estavam preocupados com a salvação uns dos outros. 

  

     Jesus ao ver a situação do jovem lançou um desafio, entregar sua vida inteira ao verdadeiro autor da vida. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6  

  

     Vender tudo , dar aos pobres e entesourar no céu, verdadeira preocupação com vida eterna, parar de pensar nesta vida e começar a pensar  de fato na vida eterna. Quando Jesus fez o jovem pensar na vida eterna e tirar os olhos da vida terrena ele caiu em si, ele pela primeira vez foi chamado a viver pensando na vida eterna.  

     Os que só pensam no hoje não estão se preparando para a volta de Jesus. "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20"  . Devemos usar os meios terrenos em pró da salvação. "E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Lucas 16:9" 

       Ao ser desafiado a renunciar tudo aqui e pensar na vida eterna, ele foi confrontado, ele viu que estava mais preocupado com sua vida aqui do que na eternidade. Ele não tinha um sincero desejo de passar a eternidade com Deus. Logo fica evidente que ele cumpria a lei mosaica mas sem comprometimento com Deus, ele cumpria apenas para se sentir aceito. Hoje temos em nossas igrejas muitos jovens ricos que tomam ceia, cantam  no coral, obedecem as normas da igreja, mas não tem um profundo relacionamento com o Espírito Santo. Estão na igreja mas também tem um  contato com as coisas desta terra. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Tiago 4:4" 

     Ser salvo em Cristo não é só ter uma conduta aceitável na sua igreja , mas sim um relacionamento real com Cristo, renunciar o mundo e andar com JesusPensar nas coisas da eternidade e renunciar as coisas desta terra. "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;Colossenses 3:2" 

     Muitos cristão tem uma vida superficial com Deus, pensam estar salvos , mas na verdade falta ainda uma entrega total , para viver a plenitude com Cristo. Quando confrontado com sua práticas logo voltam á traz e deixam de andar com cristo.  "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24" Seguir a Jesus, é escolha mais difícil e mais importante das nossas vida. O chamado é de amor e de renúncia. 

     Negar a si mesmo é a parte mais difícil do evangelho. 

     Vem e segue-me .  A parte do chamado pôs em prova o louvor  do jovem,  se este considerasse Jesus como seu mestre , o teria seguido. 

    Seguir a Jesus não é apenas seguir um rito formal de uma religião, a vida eterna , é para quem sonha com o céu. Nós somos peregrinos nesta terra, nossa pátria é o céu."Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3:20" 

     As promessas do Senhor para quem renunciar a tudo são fiéis e verdadeiras, permita-se viver a plenitude do Evangelho, passar da morte para a avida. "todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros. Mateus 19:29,30"  Muitos que julgamos , serem primeiros como aquele jovem podem vir a ficar fora do Reino.       

       A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                                      Pb Nelson Quadros.                                                    Julho de 2015.