A vocação de Eliseu

                        Vocação de Eliseu 

       

                         “e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:16-21

                         A vocação de Eliseu é uma das mais marcantes e detalhadas chamadas que a Bíblia Sagrada nos mostra. Este homem,foi  chamado por Deus quando era lavrador,através do grande profeta Elias.

                       Eliseu foi indicado por Deus para ser sucessor de Elias em um momento em que este reclamara que estava sozinho. 

                Do momento em que Elias colocou a capa em Eliseu até o momento em que ele assumiu a função de Elias se passaram onze anos, sem que seu nome seja mencionado, este foi o tempo usado para transformar um lavrador ,um homem simples, em um profeta que seria lembrado por toda a humanidade até os dias de hoje.

                Eliseu era lavrador, isto significa que era pobre ,um homem simples, e em uma profissão sem prestígio algum, pois no tempo dos reis de Israel  os pobres e desafortunados foram deixados na terra  para serem lavradores. “Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores. 2 Reis 25:12

                         Estava em um trabalho duro e desprestigiado, além disso,  era só mais um das tribos de Israel, e estava em último na fila dos lavradores. O fato de ele estar entre 12 juntas significa as doze tribos de Israel, e a duodécimo junta trata do menor entre os lavradores.Como Saul foi chamado sendo o menor, Davi, e Gideão, Deus gosta de chamar os mais humildes. “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Juízes 6:15

                      “e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele” A capa era a identidade do profeta ,Elias era uma figura conhecida pela sua aparência em todo reino, pela sua maneira de vestir. “E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita. 2 Reis 1:8”. Eliseu logo reconheceu que aquele que lhe colocara a capa era o profeta, e entendeu também que significava colocar a capa sobre alguém. Quando perguntado se ele entendeu o que tinha feito, Eliseu  demonstra com seus atos.

                  Vemos no livro de Rute que colocar a capa sobre alguém era como tomar para si, remir esta pessoa da sua condição infeliz . Assim como Jesus lançou seu Espírito sobre nós nos remindo de nossa condição desgraçada como a de Rute. “E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.Rute 3:9

                      Quando alguém chamado por Deus , recebe uma unção um revestimento, como uma capa do Espírito Santo. “Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas.Zacarias 3:4

                         Somos chamados para um discipulado, e foi o que Eliseu fez ao ser chamado passou a servir. Este é o sucesso do cristão na presença de Deus pois assim como a sogra de Pedro foi curada e passou a servir, nós temos que  entender que somos chamados para ser servos. “Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela.E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.Lucas 4:38-39

                     Todos estávamos enfermos pelo pecado e logo que somos curados e libertos por  Cristo nós o servimos, por gratidão e não para receber algo em troca. Você já foi curado , liberto transformado e serve por gratidão e não como quem barganha com o Mestre. “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;Romanos 8:3

                    Durante onze anos  Eliseu passou ao lado de Elias e viu muitos milagres, presenciou as atitudes do  profeta foi seu servo seu amigo seu companheiro que soube o tempo se tornar sucessor de seu tutor. Jesus nos ensina a sermos servos. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8

                Vejo em alguns lugares que cometemos um erro ao fazer discípulos pois nós ás vezes temos prazer em logo dar um cargo para  um novo convertido. Não temos a paciência de forjar o caráter de Cristo no novo crente e seguidamente nós colocamos para servir um novo convertido só porque aos olhos humanos ele é importante, ele é empresário ou rico ou  tem posição na sociedade. Na obra do mestre temos que passar por um crescimento ser ungido e aprender com Jesus seu exemplo de servidão e mansidão. Deus nos capacita através de experiências com ele . “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.Hebreus 5:12-14

             Se não ensinar os novos crentes a ser servos de Cristo e impor as mão precipitadamente Nós podemos estragar o irmão que não saberá lidar com responsabilidade, também estragamos a igreja que ouve este irmão que pode vir a valar sem conhecimento da palavra de Deus. “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro 1 Timóteo 5:22

                     Quando estamos no mundo somos escravos do pecado e servimos ao inimigo mesmo que  na inocência , somos usados pelo inimigo.Quando chamados precisamos deixar isto tudo pra trás   foi isto que fez Eliseu quando matou os bois e queimou o arado com as cangas. “tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes” Temos que nos despojar do velho homem e foi isto que Eliseu fez se despojou do lavrador que havia nele estando pronto para se tornar um profeta , um servo de Elias. “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;Efésios 4:22

                   Eliseu usava o aguilhão, uma vara com um espinho na ponta, para fazer os bois seguirem puxando o arado e logo que foi chamado por Deus ele se libertou. “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.1 Coríntios 15:55-57” Paulo usa esta alegoria para nos dizer que a humanidade estava como bois presa ao pecado e sendo instigado  à morte pelo pecado.

                   Eliseu pede para beijar seus pais, ou seja se despedir pois  ele iria ser um seguidor de Elias, teria que passar seu tempo com seu novo mestre, então foi a seus pais e se despediu deles.Jesus ensina que o preço de segui-lo é deixar pai e mãe, mas principalmente  nos costumes herdados da geração passada significa deixar a velha religião e aceitar a graça de Cristo. “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.Mateus 10:37-38

                       Como crentes precisamos tirar tempo para servi-lo muitas vezes eu tenho no meu lar, que me isolar da minha esposa e filhos pois preciso ouvir a voz do mestre, preciso ler a sua palavra preciso ter  comunhão com Ele para saber o que ele quer de mim. Evangelho  é a cada dia negar a si mesmo e tomar a cruz.

                        Assim Eliseu partiu com em uma jornada que o capacitaria a se tornar o sucessor de Elias. Hoje Deus te chama para ser este servo.O Espírito já foi lançado sobre aquele que crê.

                        

                                 Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                           

                                    Pb Nelson Quadros. 02/2013