Vencendo a ansiedade!

                                                                A escolha Certa!

                      marta e maria

         Em casa da Marta e Maria

        Lucas 10,38 a 42 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.  Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.  Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse:

  

      Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.

  

      Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;  entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

  

      “Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha?” A solidão ou sentimento de isolamento em ralação as outras pessoas é um sintoma clássico de depressão, mesmo com a casa cheia de pessoas que seguiam a Jesus, e com sua irmã  recebendo o Mestre, Marta só conseguia ver sua condição, e nesta condição se via sozinha.

  

       “Marta, porém, andava preocupada com muito serviço”. Aqui vemos uma clara oposição, em que o evangelista Lucas faz questão de ressaltar, o fato de Maria estar sentada aos pés de Jesus, e  Marta estar andando preocupada com muito serviço.Uma andava, mas não estava chegando a um objetivo, a outra sentada estava na verdade navegando nas palavras de Jesus, e crescendo em graça e sabedoria. Marta, não desfrutava da presença de Seu anfitrião. com muita disposição, servia água e comida para todos. Jesus, sentado. Os discípulos, a Seus pés. Ali também, Maria. Todos O ouviam. Marta, entrava e saia do recinto. A correria de Marta estava produzindo para o mundo material muito pouco, mas a dedicação de Maria em aprender estava rendendo para ela algo nunca seria tirado dela.

  

       Deus não se importa comigo ,“não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha”, nesta afirmação Marta diz que Jesus não está atentando para sua condição, que ela está trabalhando e cuidando de tudo e Jesus não está vendo.O Depressivo se sente assim, sente que Deus não está vendo seu sofrimento,mas na verdade, com a correria do dia-a-dia ele perde o foco,nas suas lutas tira os olhos de Jesus e acaba vendo somente as tarefas desta vida, sente-se desamparado como se estivesse sozinho, como se Deus tivesse esquecido dele. Quantas vezes, no nosso dia-a-dia, somos como Marta? Atarefados, inquietos e perturbados com muitas coisas! Alguns até nos serviços que exercem na Igreja, são  assim, inquietos e perturbados, preocupados em que tudo saia perfeito. Fazendo demasiadas coisas ao mesmo tempo como se fossemos os únicos capazes. Não seria melhor, como Maria, sentarmo-nos aos pés de Jesus para escutar a Sua Palavra? Todo o serviço deve partir da Palavra. Não interessa fazer muitas coisas, exercer muitos serviços brilhantemente, se não conseguirmos enraizar a nossa vida na Palavra!

 

       “Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas...” O diagnóstico do Mestre foi revelador, ansiedade e perturbação, mas aos seus próprios olhos, Marta estava trabalhando ajudando a Jesus, e a seus convidados marta estava pensando estar prestando uma grande ajuda a Jesus, mas na verdade seu corre-corre era prejudicial para si.Aqui vejo que muitas pessoas estão tentando agradar a Deus de seu modo, fazendo muitas coisas para serem vistas  por Deus, quando na verdade ele quer que estejamos apenas atentos á sua palavra, Jesus quer que estejamos em sua volta aprendendo dele, e não tentando ajudá-lo, e isso é algo impossível para o ser humano, se tentarmos agradar a Deus apenas por meio de boas ações, estaremos no fim da vida como Marta, enganados a respeito do que Deus espera de nós.

 

      “entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só;”O que Deus requer de nós, o que Ele estava querendo dizer para Marta, e como podemos aprender com esta passagem.O mais importante para Deus é que  estejamos dispostos a ouvir a sua voz e seguir os seus caminhos,Jesus quer sua atenção, ele quer que pare tudo que está fazendo,  e tire um tempo para ele, pois existe um vazio imenso dentro de cada  ser humano do tamanho de Deus, que só pode ser preenchido por Ele.Muitas vezes nos ocupamos com todo tipo de coisas, mas nunca conseguiremos preencher aquele  espaço que pertence à Jesus.

 

      “Dize-lhe, pois, que me ajude.” Marta pede a Jesus que mande sua irmã lhe ajudar.mas sabemos nenhuma ajuda humana, pode satisfazer o vazio de Deus, você já procurou ajuda de amigos e até médicos, já tomou antidepressivos, ou seja já pediu  ajuda para as pessoas a sua volta, e te digo nenhum homem  poderá fazer o que Deus pode fazer na tua vida, venha agora para os pés de Jesus, deixa ele mudar atua vida.Muitas vezes pensamos que o outro está errado e não vemos que nós precisamos de ajuda.

 

       “Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”Escolha estar com Jesus e isto nunca lhe será tirado, a presença de Deus na tua vida não pode ser impedida por ninguém, pois quando Maria estava ouvindo Jesus, nem sua irmã pode tira-la de lá.Escolha algo que fará parte de sua vida  de sua alma tão intimo que não pode ser tirado de você.

      Como o apóstolo Paulo já dizia: Rm 8.38 e 39  “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”Este lindo texto do apóstolo vem confirmar,  o que digo, se escolher ter comunhão com Jesus, nada poderá te separar dele.Entregue hoje  tua vida a Cristo e deixe Ele controlar o teu futuro, não fique ansioso ou perturbado apenas confie.Que Deus te abençoe poderosamente em Cristo Jesus! 

                           

 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Sl 37.5 ”

 

                                      EV  Nelson Quadros 11/05/2011