Sede sóbrios!

            nelson quadros  

           

                     Texto base : “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lucas 22:32-34

 

                          Jesus está conversando com Pedro e revela para ele e para nós , algo que ocorre no mundo espiritual.Satanás pediu para cirandar o apóstolo, e isto significa  passar pela ciranda, peneirar,andar de um lado para outro,dançar a ciranda.É uma forma figurada de dizer que o inimigo  estava pedindo para Deus a liberdade de provar Pedro, brincar com ele a ciranda mortal do pecado, significa dizer que o diabo lançaria o apóstolo ao vento para ver se ele seria levado ou ficaria como se separa o grão da palha, o que presta e o que não presta, o que é fiel e o que não é fiel.

 

                      Primeira coisa importante é que isto não acontece só com Pedro, pode acontecer contigo e comigo e aconteceu até com o sumo sacerdote Josué conforme está registrado em Zacarias. “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1”


                       Outro fato que deve ser lembrado é que Jesus está intercedendo  pelos seus,  tanto Pedro recebe do Senhor uma oração de intercessão para que o apóstolo seja livrado da ciranda do inimigo. “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça

 

                      Também o sumo sacerdote Josué é  amparado pelo anjo do Senhor , que reconhece as fraquesas humanas mas também ressalta que é Deus quem justifica o homem  e faz com que suas vestes sujas sejam trocadas por vestes limpas.“Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. Zacarias 3:4”  Apesar dos defeitos o sacerdote era como um tição tirado do fogo, tinha uma vida espiritual ativa , era avivado no Espírito de Deus.Não significa que era perfeito mas sim que Jesus é quem nos justifica, e não nós mesmos.A Bíblia afirma que ninguém está justificado diante de Deus sem Cristo.

 

                      Considerando a afirmação de Jesus que Satanás estava rodeando Pedro, o esperado de qualquer pessoa é que ficasse preocupado , pois o tentador estava pedindo permissão para tocar em nossa vida.Se fosse comigo eu certamente ao ouvir um recado deste começaria uma campanha de oração e iria pedir a misericórdia de Deus, também pediria para a igreja interceder por mim pois certamente estaria em perigo, com o maligno não se brinca.

 

                      Mas Pedro dá uma resposta audaciosa para Jesus. “E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”. Simão demostra não estar preocupado com a situação, não usa de humildade ao dizer que estava pronto, para ir á prisão e á morte.Parece que ele dá a entender que Jesus está se preocupando à toa com ele , se acha capaz de enfrentar o diabo sem qualquer temor.

 

                    Ainda diz: “Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.Mateus 26:33”.Pedro pensava que estava acima de todos, e chega a afirmar que se todos os discípulos o negassem ele nunca o faria.

 

                      Diante desta afirmação Jesus muda o rumo da conversa e sentencia Pedro pela sua auto-suficiencia. “ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces” Será que o clamor de Jeus por Pedro não o livraria do tendador como foi livre o Sacerdote Josué?  Eu  creio  que o pedido de Jesus por Pedro ao Pai seria prontamente atendido, mas como Jesus bem afirma,o  apóstolo ainda não estava bem convertido,  então a sua arrogância torna sem efeito  a oração de Jesus.Logo Satanás tem liberdade para cindar com Pedro. E de intercessor Jesus passa sentenciar  a Simão, lhe informando que a despeito de toda a sua coragem ele negaria que conhece a Cristo.

 

                As palavras tem poder e Pedro atrai para si duas coisas que devemos evitar: a morte e a prisão.

       A prisão: “. . . Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10” Este lindo texto das Sagradas Escrituras nos revelam que satanás pode lançar alguns na prisão , seja literal ou a prisão do  vício, do pecado ou da tentação e a única maneira de sair ileso é ser fiel até o ponto de morrer pela sua alma .Pedro diz estar pronto para a prisão de satanás mas na verdade não sabe do que está falando e falando assim está dando legalidade para o inimigo jogá-lo na prisão.

 

      A morte:O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10” Um dos principais trabalhos do diabo é matar, e o que estava pedindo  permissão para cirandar com pedro  é o homicida desde o princípio, e na sua inocência Pedro diz que está pronto para ir á morte, ou seja está dizendo que pode ser provado até a ponto de morrer .

 

              Jesus,  como para Pedro, te Dá  a escolha entre cair ou resistir ao pecado, veja o caso de Caim que foi advertido em tempo de rejeitar a oferta do diabo.Deus fala com Caim antes de ele matar seu irmão  e lhe coloca o dilema de resistir á vontade carnal de pecar e lutar contra a carne e o seu desejo interno. “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e contra  ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7


                O pecado descansa á porta que é Cristo Jesus, se sairmos estamos por conta do pecado, se ficarmos estamos sendo aceitos por Deus através de Cristo.

             Também em Deuteronômio temos uma advertencia de que da nossa atitude depende o fruto que vamos colher. “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; Deuteronômio 11:26” E  Deus te  diz: espero que escolha a bênção.

 

             O chamado de pedro era para ser pastor da igreja primitiva, e Jesus deixa isto claro em 3 momentos antes e depois da ciranda de Pedro. Confira :

                 1-“ E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19”

                2 – “ e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”

                3 -  “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:16”


                    Mas sabemos que ele não se tornou o pastor da igreja, mas sim Tiago, conforme Atos cap.15.E em uma discussão com outro apóstolo foi acusado de ser um crente de duas caras.

                     Entendo que Pedro foi advertido, não vigiou e caiu , mas alcançou misericórdia e não conseguiu se manter onde Jesus gostaria que ele estivesse, como pastor da igreja, mas pela infinita misericórdia de Deus, Simão teve um ministério de missionário e acabou escrevendo dua cartas.

 

                   Gostaria de advertir que apesar de pedro cair e ser  aceito, ainda que com um chamado diferente daquele que Deus tinha para ele , corremos o risco de não sermos aceitos. “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Hebreus 12:16Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Hebreus 12:17”


                     Esaú vendeu a primogenitura por um prato de lentilha , que em figura significa abrir mão dos projetos de Deus pelos prazeres do mundo, que são passageiros. Depois ,com lágrimas, Esaú buscou e  não achou lugar de arrependimento, e não foi aceito por Deus.O pecado pode destruir  o direito à primogenitura, Pedro ficou com um ministério  menor do que Deus tinha para ele, e Esaú ficou sem nenhum lugar diante de Deus.Devemos vigiar pois não sabemos se nos desviando algum dia ainda encontraremos  lugar na presença de Deus.

 

                    A grande lição:

                  Em uma destas cartas pedro fala desta experiência,que no futuro em sua epístola estaria reconhecendo com suas próprias palavras que satanás o rodeara .    “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. 1 Pedro 5:6-10

                   Neste texto da carta que Pedro escreveria vemos toda a intensidade, de alguém que, escreve algo que viveu.Vejamos:

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus” Pedro reconhece a necessidade de se humilhar pois não foi humilde.

 

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” Pedro reconhece que se confiarmos em Cristo , Ele tem cuidado de nós, como cuidou dele, mesmo ele se achando  auto-suficiente.

 

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor” Finalmente agora depois de passado pela experiência, Pedro admite que o diabo está ao derredor procurando a quem possa tragar, e recomenda vigilância.

 

“as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”Pedro admite que muitos estão sendo tentados pelo inimigo.

 

“depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” A maior lição de Pedro é que mesmo que padecemos um pouco Jesus nos aperfeiçoará , dará confirmação do nosso chamado e convicção da nossa fé e ainda nos fortalecerá,pois toda luta ou prova que vencemos com a ajuda do Senhor nos torna melhores , mais fortes e mais maduros.


Parece que o Pedro que desafiou o pecado, é totalmente diferente do Pedro que diz “sede sóbrios”.  

                     Deus tem o melhor para ti e para mim, não vamos trocar a benção pela maldição.O pecado diminui nosso ministério ou até pode acabar com ele, vigiemos pois o projeto de Deus na nossa vida é melhor do que qualquer projeto humano, infinitamente superior aos projetos do diabo que quer nos levar à prisão e à morte.

 

                    Que o Deus de Pedro, te aperfeiçoe hoje , atravéz das misericórdias reveladas em Cristo Jesus.                                                     Dc Nelson Quadros.   11/2011