Da Morte para a Vida

                                   Da morte para a vida

 

                              O profeta Ezequiel  profetizou por  volta do ano 593 a.C. E em seu chamado temos  uma narrativa  que deixa transparecer o estado de vida do profeta. Ao ser chamado para o ministério  Deus diz para o profeta se colocar em pé,  então Deus falaria com ele. Dois fatos logo nos veem à mente: 1) Ezequiel estava caído ou prostrado espiritualmente, ou ainda morto espiritual pois ele não estava de pé diante de Deus . 2) Os mortos espirituais não ouvem a voz de Deus  não estão aptos a entender a sua palavra . “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ezequiel 2:1-2

                             Notemos apesar da ordem de Deus o que pôs o profeta de pé foi o fato  de o Espírito ter estrado nele. “Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo” O Espírito falava com ele e então entrou no profeta , e logo Ezequiel ficou em pé diante do Senhor. Quem dá vida é o Espírito  Santo para todo homem,  vida espiritual.   A verdadeira vida  só é possível quando Deus libera seu sopro sobre o homem “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.Jó 33:4

                         Logo o profeta não mais caído mas vivo diante do Senhor  começa a profetizar e fazer a sua obra , e no capítulo 37 do livro que escrito por Ezequiel , Deus o leva a andar em um vale cheio de ossos secos para lhe ensinar uma lição sobre morte e vida .       

                         “Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Ezequiel 37:5-10

                 Deus pergunta para Ezequiel se um  grande número de ossos secos poderiam voltar a viver. Deus sabia que o profeta tinha condições de responder,  pois assim como por um tempo Ezequiel esteve caído  e morto espiritualmente, ele foi trazido à vida pelo Espírito de Deus . Ezequiel respondeu que Deus sabia a resposta para aquela pergunta. A resposta  é: “Assim como na minha vida Deus fez uma grande obra colocou em mim o seu Espírito certamente poderá fazer viver estes ossos secos.”

                A vida volta aos ossos em dois estágios bem claros. Primeiro esterno, ou seja por fora a estrutura física foi formada a aparência aquilo que todos podem ver. Alguém que olhasse aquele vale com um numeroso exército bem composto com ossos, nervos músculo e pele poderia até ficar impressionado. “E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima

                  O profeta faz uma observação muito importante pois não havia nele o Espírito. E aqui faço uma pausa para ir ao Éden .

                    Deus pega um pouco de  barro e com suas mãos faz um boneco perfeito com uma estrutura orgânica perfeita com sua estrutura corpórea, tendo assim como no vale , primeiro os  ossos, os tendões a musculatura,a pele. “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra” Apesar de bem formado o homem não estava vivo no sentido real da palavra  pois ainda lhes faltava  a essência da vida .

                  “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7”Adão sendo o primeiro homem  foi formado primeiro sua estrutura corpórea física. No jardim do Éden na  formação  do primeiro homem temos uma matriz de todos os outros.Apesar de formado o corpo só teve vida depois que Deus soprou na sua narina.

                   Agora voltamos ao vale : “Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”  O exército na verdade era a nação de Israel que estava morta espiritualmente e até testificava da sua  miserável . “estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Ezequiel 37:11” Os israelitas quando se viram sem a presença de Deus se sentiram secos sem esperança e cortados. Se  cortados  da   presença de Deus logo secaram e ficaram desesperados. Veja o que Jesus ensina. “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; João 15:6

                   A morte é  a separação eterna de Deus  que á a fonte da vida. A morte pode nos ocorrer mesmo que nossa estrutura externa pareça bem  quantas vezes já não passamos por situações em que sorrimos por fora mas por dentro estamos sofrendo, parecemos felizes mas estamos com a alma enferma. Só Deus  conhece o íntimo da cada pessoa.

                    Da mesma forma  que o Espírito entrou no exército do vale  de ossos secos, assim os discípulos  receberam do próprio Jesus o Espírito Santo .Após a morte e ressurreição , Jesus dá  a vida prometida durante o seu ministério terreno e sopra (pneuma) sobre eles o Espírito santo . Se considerar Jesus como sendo Deus ele está como no jardim do Éden  soprando sobre o homem o “fôlego de vida”em figura dos doze representam a humanidade e a igreja primitiva, o fôlego de vida espiritual.“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.João 20:22” Ao soprar sobre os discípulos a boca de Deus estava liberando o Espírito Santo.

 

                     Um dos maiores milagres da natureza é o fato de o homem sendo de respeiração pulmonar, passar nove messes dentro de um ambiente totalmente líquido. O homem é formado na sua estrutura óssea,muscular seus órgãos internos e até o sistema respiratório, sem contato com o ar.São nove meses de vida sem uma resperação sequer.

                    Em uma semana o bebê terá coluna vertebral. Alguns dias depois cinco a oito ossos da coluna espinhal (vertebral) estarão formados. Ao final das primeiras seis semanas de gravidez, seu bebê terá cabeça e tronco. Os olhos e outras estruturas começam a se formar, assim como brotos minúsculos que serão os braços e as pernas do bebê. O coração também se forma, e começa a bater no 25º dia depois da concepção.  

                 No quinto  mês as  células pulmonares do bebê começam a produzir uma substância gordurosa chamada surfactante. Esta substância ajuda na respiração do bebê depois de nascimento. Nesta fase os bebês são ainda pequenos e os pulmões não estão desenvolvidos completamente e por isso eles freqüentemente não podem viver fora do útero sem cuidado especializado.Frequentemente  crianças podem viver se cuidadas a partir do 5º a 6º mês.Isto significa que o corpo está formado e apesar de estar com ossos, musculatura e pele, o bebe ainda não respira, pois está dentre de uma bolsa de água. Um ser pronto mas sem o fôlego de vida.Um ser que até nascer não pode respirar pois certamente morreria, e em um momento mágico ele tem que respirar pois morrerá sem oxigênio. Certamente é um dos maiores mistérios da parte de Deus vida e morte dos dois lados da primeira respiração do homem. “Contarás os meses que cumprem, ou sabes o tempo do seu parto?Jó 39:2

                  Qual a diferença entre um, corpo bem formado de uma estrutura externa bem composta e um homem vivo realmente ? Jesus  como Deus enquanto na terra ele não via diferença entre os mortos e os homem que vivos não o seguiam. A diferença entre mortos e vivos é a presença do Espírito Santo.  “Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:60”                      

                     Jesus  chama um homem para o seguir e este  responde ; Deixa  primeiro sepultar meu pai. O homem  chamado por Jesus tinha seu pai recém  falecido e tinha que antes de seguir a Cristo enterrar seu progenitor .  A resposta de Jesus nos faz ver o mundo pela perspectiva do dEle  pois para ele não há diferença entre  um morto e um homem que  não o segue. Todos  que não seguem a Cristo estão mortos , na mesma condição , separados da única fonte de vida o Espírito Santo.

                     Jesus disse aos “vivos” que tinha vindo para que todos tivessem vida e vida verdadeira não apenas uma aparência , uma casca,  um cadáver que anda . “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10

                    A mensagem do evangelho pregada por Jesus  é  a mensagem da ressurreição , assim como a mensagem de Ezequiel tinha força de um testemunho pessoal com o Espírito Santo, a mensagem de Cristo tem maior força pois ele passou  da morte para a vida. Todo aquele que ouve o evanglho  e crê em Deus que enviou Jesus à terra tem a vida eterna. Passou da morte para a vida . “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.João 5:24

                 Passar da morte para a vida é esperança de todo cristão. Enquanto o mundo espera passar da vida para a morte nós esperamos a vida eterna com Deus, livres da condenação.

                  Salário é a recompensa dada a alguém que diligentemente prestou um serviço para outra pessoa e se fez digno de receber a justa retribuição pelo esforço  empregado. O salário é direito de quem trabalha. Um presente é dado para uma pessoa que não fez nada para ganhar, não é por merecimento não é um pagamento é  um dom. Presente é gratuito, ninguém paga por um presente recebido e se for assim deixa de ser presente e constitui uma ofensa para quem o presenteou.A pessoa que presenteia outra o faz por amor e se sentirá ultrajada ao ver seu presente e seu esforço está sendo desfeito por aquele que tendo recebido de graça, tenta se fazer digno de receber algo. O salário do pecado é a morte mas o presente gratuito  de Deus é a vida eterna oferecida em cristo  Jesus.“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 6:22-23

                  O fim do corpo físico do homem  é retornar ao pó. Mas o destino da alma do homem é voltar ao Senhor, pois foi dele  que vemos e para ele voltaremos .“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7

                   Para ter vida precisamos dar crédito À palavra de Deus . “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. 
João 6:63

                  Finalmente a  maior figura de morte e vida é  o batismo. Passamos da morte e sepultamento pra a vida. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;Romanos 6:3-5

                  Jesus te chama da morte para a vida, ao passar pelo batismo certamente passarás da morte para a vida pois o batismo é um sepultamento e o sair do tanque é a ressurreição a figura de cristo. “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

                 Jesus te chama hoje de entre os mortos para a vida eterna com ele .

                                                                                                                            EV Nelson Quadros   06/12