Bodas de Caná,Casamento de Deus.

                                   casamento

 

                 O primeiro milagre.

                 “E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele
.”

                   É de conhecimento de todos que o primeiro milagre descrito nos evangelhos  é a transformação da água em vinho em um casamento.Sabemos que para nosso tempo não parece de tão grande importância a falta do vinho em um casamento a ponto de exigir a intervenção miraculosa do Filho de Deus.

                   Primeiro vamos entender a real situação que leva o Cristo se manifestar publicamente pela primeira vez.Vamos ver isto em três aspectos.

 

1)      A falta de vinho na casamento significaria uma vergonha para o noivo acarretaria o fim da festa que durava muitos dias na cultura judaica e era símbolo de riqueza,e alegria.O fim do vinho acarretaria até o fim das bodas , o pai da noiva poderia entender que o noivo era incapaz de sustentar a casa.Seria uma séria humilhação, e além disso o casamento sempre esteve no coração de Deus.O casamento foi instituído pelo próprio Senhor, bem como a forma em que ele se estabelece (homem-mulher) e a sua duração, até a morte.

2)      Segundo  ponto a entender é que o vinho tem em toda a Bíblia um significado espiritual, o vinho significa a alegria. “E o vinho que alegra o coração do homem,... Salmos 104:15”, O vinho significa comunhão “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5”, significa vida farta e tranqüila com prosperidade , a mulher abençoada é como a videira“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Salmos 128:3”. Sendo assim o fim do vinho é o fim do casamento, o vinho é a real comunhão e quando acaba no casamento a alegria a comunhão o prazer de ser uma família o casamento está acabado, e isto preocupa Jesus até os dias de hoje.

       Houve um momento em meu casamento em que o vinho acabou, e estávamos á beira do divórcio ou de uma convivência à base de água sem cor sem vida sem alegria.Foi quando entreguei minha vida a Cristo e deixei ele transformar aquilo que tinha se acabado em algo melhor do que o primeiro vinho, pois o casamento tocado por Jesus se torna melhor do que tudo que já experimentamos.

3)      Mas também sei que o Espírito Santo nos quer revelar algo além de nossa compreensão sobre o que estamos vendo. O primeiro milagre do ministério terreno de Cristo não foi sem importância, não foi por acaso, este milagre foi escolhido na eternidade, na glória na  onisciência do  Deus Cristo. Quando li este relato do evangelista João sobre o milagre da transformação do vinha nas bodas de Caná da Galiléia logo perguntei: “ Senhor porque este foi o primeiro milagre?”  Logo senti a presença do autor da Bíblia ao meu lado, logo ouvi a doce  voz do  Espírito de Deus me falando ao coração: Porque era primeiro antes de tudo necessário restaurar a comunhão. Para isto Cristo se manifestou, para restaurar a  comunhão.

           

       Sabemos que o casamento foi instituído por Deus e para ele  tem um valor inestimável que o homem não pode compreender. Deus depois de criar o homem e a mulher, criou o casamento e também para si Deus criou uma esposa. “Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Isaías 54:5

 

               Deus escolheu Israel quando ainda nem se tinha formado e preparou para que crescesse e por fim casou com a nação vinda de Abraão , Isaque e Jacó. “E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia.Ezequiel 16:3 e   E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha.Ezequiel 16:8

                O relacionamento entre Deus e Israel era uma aliança eterna, um casamento onde o noivo escolheu a noiva e com ela firmou um contrato vitalício.

 

               Porém a noiva com tempo passou a olhar para outros deuses e isto trouxe um problema para o casamento de Deus.  “Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. Jeremias 3:20

 

                   A única forma de desmanchar o casamento segundo Deus é traição, a imoralidade sexual. “Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Mateus 5:32

                 Assim o casamento de Deus com Israel estava por acabar por causa da traição da noiva. Em certo tempo Deus estava tão indignado com sua esposa que manda o profeta Oséias  casar com uma prostituta pois era  assim que Deus via sua noiva escolhida. “E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. Oséias 3:1

                O pecado de Israel poderia ser retirado  através dos rituais de sacrifício levíticos e através da purificação e para isto haviam tanto animais preparados quanto vasos de água que podiam conter uma grande quantidade de água para a purificação usados nos  ritos dos judeus em uma forma de a noiva , se arrepender e se limpar e se mostrar novamente pura para seu noivo. “E observava os preceitos do seu Deus, e os da purificação; como também os cantores e porteiros, conforme ao mandado de Davi e de seu filho Salomão. Neemias 12:45

                Apesar de tudo isto Deus nunca se divorciou de sua noiva e chega a perguntar onde está a carta de divórcio que ele nunca escreveu, apesar de o Senhor ter todas as razões  para se divorciar ele nunca fez isto. “Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada. Isaías 50:1

 

                 O relacionamento entre Deus e Israel estava comprometido e com  o passar do tempo o casamento estava sem alegria o casamento estava sem comunhão sem diálogo e chega o tempo de crise como em  Caná da Galiléia , faltava vinho, um vinho novo de uma videira especial.

 

                  O primeiro milagre de Jesus foi em um casamento pois Deus queria em forma figurada falar que ele estava restaurando a comunhão com Israel em Cristo e por Cristo.

Vamos ver o que aconteceu em Caná.Pois a restauração do casamento havia chegado.

 

               O primeiro milagre de Jesus foi restaurar a comunhão de Deus com seus escolhidos pois os doze discípulos são judeus, são israelitas e estavam no casamento, os doze discípulos de Jesus simbolizam as doze tribos de Israel. “E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. João 2:2” Não só Jesus era parte importante, mas os discípulos eram parte especial neste casamento.

 

                O fato de o vinho ter acabado leva Jesus a usar as talhas de água para a purificação isto quer dizer que os ritos mosaicos de purificação eram ineficazes e Jesus estava mudando os usos e costumes de Moisés. Não foi por acaso que o texto sagrado cita que foi usado algo que se destinava  á purificação dos judeus que estavam impuros na presença do senhor. “E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.João 2:6” 

             Uma mudança estava sendo providenciada por Deus para mudar a forma de purificação nas relações com Deus.Os meios conhecidos de purificação haviam falhado por coisa do homem e Jesus muda a idéia de purificação isto nos  fala de seu sangue nos purifica. “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22

 

              Quando Jesus transforma água em vinho logo todos notam que o segundo vinho é melhor isto quer dizer que a segunda fase do casamento será melhor que a primeira, pois na verdade a primeira parte do casamento de Deus foi em parte infeliz mas em Cristo o novo vinho é infinitamente superior á sombra da lei. “E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.João 2:10

              O próprio Senhor afirmou que um vinho novo estava sendo providenciado na manifestação terrena de Jesus quando ele se declara o vinho novo. “E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Lucas 5:37

                Antes iniciar o seu ministério o Senhor quer restaurar a comunhão em nossas vidas. Ainda hoje em cada nova vida que o Senhor chama para uma aliança ele quer dar uma nova alegria, uma nova vida, uma nova comunhão.

               Veja o que Jesus falou de si na noite de santa ceia. “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20

               Quando os doze provaram o cálice da nova aliança, literalmente esta aliança é um novo casamento um recomeço.Os discípulos entenderam que a cada Santa Ceia um novo casamento é realizado ou ao menos  uma renovação dos votos, toda vez  o vinho é levado ao mestre –sala.

 

                 Além disto sabemos agora a igreja é a noiva do cordeiro, e estamos nos preparando para um casamento eterno na glória. As bodas não de Cana, mas as bodas do Cordeiro. “E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Apocalipse 21:9” e “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7

 

                 Esteja preparado meu amigo, você foi escolhido pra estar neste casamento eterno com o Senhor, você foi escolhido pra ser a noiva de Cristo e participar do novo vinho com o senhor. “E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.Lucas 22:17-18

 

                   Estamos aguardando este grande dia onde estaremos com Senhor, e até lá a cada mês faremos memória de sua obra que restaurou o casamento de Deus. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

 

 

                    A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.                                  Pb. Nelson Quadros.     12/2013