A Igreja Perfeita!

                                                    igreja perfeita

 

Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe.
Como, filho meu? e como, filho do meu ventre? e como, filho dos meus votos?
Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis.
Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte;Provérbios 31:1-4

                 O livro de Provérbios , encerra o seu conteúdo no capítulo 31 com os conselhos de uma rainha para seu filho que logo se tornaria um rei. Do versículo 1 ao 9 temos a identificação clara do destinatário da mensagem. Antes de entrar no principal assunto de Provérbios 31 que é a mulher virtuosa, vamos ver com mais clareza , pelos olhos espirituais, de quem se fala.

                Certamente mais uma vez temos uma forte alegoria da parte do Senhor para nós. Vamos ver pelos conselhos da rainha que este rei não apenas um rei, mas a figura do Senhor Jesus o Rei eterno.

                Primeiro ponto a ser abordado é o significado do nome Lemuel:  que significa “CONSAGRADO À DEUS”. Consagrado ao senhor é uma das principais características de Cristo. Jesus já no ventre de Maria foi destinado para reinar, consagrado para uma tarefa específica, o ungido do Senhor.“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;Lucas 1:31-32

              Outro sinal é o nazierado de Cristo, que não lhe permitira tomar bebida forte. A mãe de  Lemuel lhe ensina a não se embriagar. “não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte” . Assim como Sansão , Jesus foi um separado desde o ventre de Maria. “Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte. Juízes 13:7

               As tarefas de Lemuel seriam  defender os mudos os destruídos  os pobres e necessitados.“Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição.Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.Provérbios 31:8-9” Da mesma que Jesus se declara o defensor dos pobres abatidos e oprimidos. “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.Lucas 4:18-19” Este é o papel de Rei.

 

 

              Agora do verso 9 em diante a mãe de Lemuel se ocupa em ajuda-lo a encontrar uma esposa boa para casar , e começa a descrever a esposa perfeita para seu filho, teria que ser uma mulher digna de estar ao lado de um rei. Lemuel deveria escolher sua noiva conforme as regras ditas pela sua mãe.

                  Logo somos  levados a pensar que o  texto a seguir é o retrato da mulher ideal e se aplicando á Cristo trata-se da igreja ideal, pois o Rei de que trata o texto tem uma esposa. “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Apocalipse 19:7” e também “Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo.”

                 Verdadeiramente este texto trata da mulher perfeita, e sendo a igreja a mulher de Cristo veremos como deve ser a igreja perfeita.

                  A seguir temos um poema bíblico. O texto original de Provérbios 31.10-31 foi escrito em forma de um poema acróstico, usando na ordem certa todas as letras do alfabeto hebraico. Cada verso começa com uma letra formando ao final as 22 letras do alfabeto.

                “Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosasProvérbios 31:10” Igreja perfeita quem pode dizer que congrega em uma? O valor de uma igreja não está  no dinheiro que tem, seu valor  está acima de rubis, do ouro do dinheiro que arrecada. Igreja virtuosa sendo que virtude é graça é poder e não dinheiro, a noiva perfeita para Cristo não precisa ser rica mas ser cheia de virtude. Quando uma mulher (igreja) tocou Jesus dele saiu virtude.

                 “Bete. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
Provérbios 31:11” Jesus deixou uma igreja fundada na cruz e confia nela para que sua missão tenha êxito, Jesus está contanto comigo e contigo igreja para que não lhe falte almas, a saber a maior riqueza que há na terra. Jesus não deixou outra forma de mudar as vidas e a nossa nação senão sua noiva , a igreja, Ele está confiando nela.

                “Guímel. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.Provérbios 31:12” A igreja perfeita só deve fazer o bem.

                 “Dálete. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.Provérbios 31:13”A igreja trabalha de boa vontade, a nossa comunidade cristã deve trabalhar com alegria e amor na construção da sociedade sadia, pelo bem comum, coma era a noiva primitiva de Cristo.

                   “Hê. É como os navios do negociante; de longe traz o seu pãoProvérbios 31:14” A igreja deve saber  que seu principal produto é o pão. Vem de longe, vem do alto e é o pão da vida. Só Jesus ,o pão da vida, é suficiente. Não precisamos de artimanhas e superstições. Cristo é suficiente.“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

                  “Vave. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.Provérbios 31:15” O  tempo em que estamos vivendo é de trevas , a igreja perfeita trabalha desde cedo e é organizada com obreiros que recebem ordem de seus pastores, para que não falte mantimento á casa, para que as almas possam receber algo do Senhor através dos servos da igreja. “Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de; Tito 1:7

                   “Zaine. Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.Provérbios 31:16” A igreja adquire seu terreno planta uma vinha, pois onde houver uma igreja estabelecida deve ali estar a videira verdadeira, para receber diariamente as varas que estão sofrendo.  A igreja perfeita tem que ter a videira.“ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

                   “Hete. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.Provérbios 31:17” A igreja se fortalece na oração e no jejum.

                    “Tete. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.Provérbios 31:18” A mercadoria da igreja  por assim dizer é a palavra de Deus, ela é a lâmpada que guia a igreja em meio a um mundo de trevas, a igreja perfeita jamais deve deixar a palavra de Deus se apagar do púlpito. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.Salmos 119:105” A noiva de Cristo só quer ouvir as suas palavras e nada mais.

                    “Iode. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.Cafe. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.Provérbios 31:19-20” Aqui temos uma das características mais importantes da noiva do Rei. Ela é filantrópica a igreja perfeita se preocupa com os necessitados. Se congregarmos numa igreja que não nenhum missionário, nenhum trabalho com pessoas carentes então estamos sendo uma noiva rebelde. “pequeninos

                   “Lâmede. Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate.Provérbios 31:21” Não teme o frio espiritual e está vestida no vermelho do sangue de Cristo é uma igreja-família.

                    “Meme. Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.Provérbios 31:22” Púrpura é a cor dos reis , pois a igreja é rainha do Senhor na terra, é soberana não governada por política ou outras instituições ,nem por homens, pois é soberana .

                   “Nune. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.Provérbios 31:23” Principalmente Jesus é identificado na igreja diante de todas as antigas religiões da terra. Na igreja perfeita Jesus é reconhecido sem dúvida ou superstições. Qualquer pessoa ao ver esta igreja logo reconhece que Jesus está ás portas.

                  “Sâmerue. Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores.
Provérbios 31:24” Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Apocalipse 3:18

                  “Aine. A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.
Provérbios 31:25” O tempo vindouro é a volta do noivo e é motivo de alegria para a igreja virtuosa saber que breve seu marido estará voltando, pois Ele mesmo disse: “alegrai-vos”

                   “Pê. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.
Provérbios 31:26” A igreja perfeita tem ensino da palavra , não é uma igreja sem sabedoria mas tem na palavra a maior fonte de sabedoria e ensino da terra. O ensino das palavras do noivo deve ser prioridade na igreja.

                 “Tsadê. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça.
Côfe. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo:Provérbios 31:27-28” Jesus procura uma igreja que tem ordem e trabalho, e assim tanto os filhos na fé quanto o próprio noivo dão testemunho de que tal  igreja é abençoada .Jesus ao chamar discípulos fala de lavradores, pescadores ceifeiros semeadores todos são trabalhadores, e a preguiça é condenada. “formiga”

                  “Reche. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.
Provérbios 31:29” Muitas igrejas há na terra mas a igreja virtuosa  está acima de todas, isto testifica o esposo. “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Apocalipse 2:19

                  “Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.Provérbios 31:30” Beleza, opulência , belos templos são vaidade dos homens ,  Jesus está procurando uma igreja que tem temor .Poder ser rica como a mulher virtuosa , mas não fazer das riquezas a sua segurança. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10” . Nestes dias temos muitas igrejas lindas mas sem temor , sem reverência, apenas belos templos sem real reconhecimento de que são casa do Senhor. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Eclesiastes 5:1

                    1“Tau. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.Provérbios 31:31” O reconhecimento vem com frutos , pois é assim que se reconhece uma árvore, e pelas obras que sem as obras a fé é morta. Por fim a igreja virtuosa tem frutos dignos de arrependimento e obras que atestam uma fé genuína. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

                    Que o Senhor nos dê da Sua graça para tornar a nossa  igreja parecida com a igreja perfeita e sabemos que além de  tudo isto que disse eu e você somos igreja, companhia e morada de Deus. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16”  e ainda, “Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5

                      Que a  graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

                                                                           Pb. Nelson Quadros.  01/2014