O pão que desce do Céu!

Vença a depressão

 

Lucas 4. 1 a 4

      E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.

      E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

 

      A tentação de Jesus é um dos fatos mais tremendos da Palavra de Deus,nos serve de grande alerta e motivo de temor. O filho de Deus foi tentado pelo diabo.

       É importante dizer que  o próprio Espírito Santo levou Jesus ao deserto,a tentação era um plano de Deus, o primeiro teste de fogo antes de iniciar o ministério de Jesus.Este fato daria notoriedade ao carpinteiro de Nazaré , pois ele estaria superando o maior feito do Antigo Testamento , que é o jejum de 40 dias de  Moisés  no monte e de Elias no deserto, nada é por acaso na Santa escritura,pois Jesus mais adiante se encontra justamente com estes dois homens, que estão vivos, fato que Jesus também igualaria ao ressuscitar. (E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:3 )

      Ao findar os 40 dias Jesus teve fome, o texto diz que ele foi tentado durante este tempo.

      Ao ser induzido pelo diabo a transformar pedras em pães Jesus citou uma linda passagem do Antigo Testamento,( Deuteronômio 8  1 a 5)Esta passagem fala justamente de prova, de peregrinação pelo deserto, se lermos o trecho citado veremos  Moisés falando ao povo,uma revelação da parte  de Senhor. Saiba de antemão que nenhuma passagem é citada por mero acaso.

 

      “Dt 8,2- E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.” Moisés conclama a nação de Israel a sempre lembrar do deserto, caminho pelo qual Deus guiou a eles, assim como guiou a Jesus para e pelo deserto.

         Israel por 40 anos, e Jesus por 40 dias numa clara figura, a sombra das coisas futuras como dizia o apóstolo Paulo, e mais, Moisés fala que o objetivo da peregrinação era provar o povo de Israel, a  semente de Abraão estava sendo testada, como  o Cristo tinha que ser testado. Israel foi humilhado no deserto pois Deus queria saber se eram fiéis e o que estava no seu coração, pois é assim : o ser humano só se revela na dificuldade, é na luta que se conhece o crente, é na prova que vemos o nível de fidelidade, pois ser fiel na bonança é fácil.

         O cordeiro estava passando pela primeira humilhação: a fome.Fica uma advertência para mim e para você, pois Deus nos põe á prova para ver quem  nós somos e o que está no meu e no teu coração.

      Poderia falar de Jó mas não quero sair do tema.

 

      “E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.”O diabo tenta lançar dúvida sobre o chamado de Cristo e o tenta para quebrar o jejum, mas na sua resposta Jesus cita Dt cap. 8, e afirma ser sim, o Filho de Deus e diz ao tentador que sabe exatamente o que está acontecendo.

      “Dt 8,5 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus”Neste versículo que está logo após a citação de Jesus, vemos  que o Cordeiro de Deus sabia exatamente, o que estava acontecendo com  ele, e quem estava no controle da situação.Jesus sabia que o diabo conhece as Escrituras, e cita o Torá num trecho em que Israel era provado como um pai testa um filho,que linda revelação, Jesus está dizendo:

       Eu sei o que está acontecendo diabo!É o meu pai que está me testando como a um filho, eu sei que  o Pai está no controle da situação,eu não vou ceder , pois eu vim para isto, para ser um  sacrifício vivo para toda a humanidade!! Glória a Deus!

      Quando Jesus teve fome o tentador lhe incitou o comer pão, e como matéria prima lhe deu pedras, algo terreno, mas na tentação de Israel , nação da qual Jesus é descendente e representante legítimo da linhagem, o alimento que o povo recebeu no deserto era outro.Era um pão especial mas vindo da parte do Senhor.

      “ Dt 8 3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem”Aqui entramos mais fundo na revelação bíblica da tentação.Jesus também faz lembrar que a comida do povo  de Israel era celestial provida por Deus ,o maná direto do céu, e Jesus tinha um outra comida mais importante que a solução terrena  sugerida por satanás.Quem provê o livramento do crente é Deus.

 

       “ João 4.33 e 34 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.”O diabo pensou que por  Jesus estar faminto, ele cederia, mas como vemos quando Jesus foi perguntado,pelos discípulos, se teria algo para comer ele responde: A minha comida é fazer a vontade  do Pai!! Então ,quando o tentador , disse para Jesus comer , na verdade Jesus já estava alimentado, fazia 40 dias que O Cordeiro se alimentava , todo o tempo Jesus estava se alimentando do mais importante alimento que é fazer a vontade do Pai.

       Jesus disse ao diabo ao citar a  passagem  “homem não viverá só de pão”que ele estava se alimentando daquilo que Deus queria, a obediência.A vontade de Deus fazia o espírito de Jesus , mesmo como homem, suportar as situações extremas,O Messias estava muito alimentado.

      E você, faça a vontade do Pai, e não terá fome do mundo, obedeça a Deus e não sentirá vontade de buscar recursos humanos para seus problemas.O tentador certamente virá se você é filho  de Deus.No deserto desta vida , se você estiver alimentado,fazendo a vontade dequele que te chamou, não sentirá a vontade de desobedecer.

 

      “ Dt 8 ,3 E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram”Vamos mais um passo na revelação da palavra.Jesus cita na passagem de Deuteronômio que o povo de Israel no deserto comia o pão que vinha do céu, e hoje quando tivermos no deserto certamente Deus nos dará o pão vivo que desceu do céu.Jesus disse: “João 6 48 a 50 Eu sou o pão da vida.Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.”

 

       “Dt 8. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.”Quando Deus nos manda ao deserto ele cuida de nós, como os anjos consolaram a Jesus, após ele vencer o diabo no deserto.

 

      “Mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem”Devemos nos alimentar do que sai da boca de Deus, Jesus o pão vivo, e o que sai da boca de Deus é também o verbo vivo, pois João diz Jesus é a palavra de Deus e o verbo de Deus. “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1:3”  No princípio o verbo estava com Deus, o que sai da boca de Deus é o verbo e pão vivo!! Se alimente de Jesus e de sua Palavra, busque do alto o alimento para sua vida e não tente transformar pedras em pães, mas esteja na  obediência e vencerás o tentador!!

       Durante muitos anos em que não conhecia a Jesus, seus mandamentos eram para mim pedra de tropeço, e sei que muitas vezes na minha caminhada da vida, tropecei na rocha eleita que é Cristo,mas logo que me converti, seus mandamentos foram para mim como alimento,sua palavra é pão para minha alma, é o que me mantém vivo, a cada dia.

      Jesus é a pedra de tropeço para os judeus que ainda buscam um messias terreno,(1 Pe 2,8) mas que se tornou em pão  vivo (Jo 6,48) para os que buscam alimento do alto!!Deus transformou a pedra dos judeus em pão para as nações,Glória a Deus!

 

                           Que Deus te abençoe, através de Cristo, o Cordeiro obediente, com todas as bênçãos espirituais !!!

                                                               EV Nelson Quadros                   05/2011